domingo, 9 de agosto de 2009

Nunca desista dos seus sonhos - Augusto Cury


Li há pouco tempo o livro de Augusto Cury "Nunca desista dos seus sonhos". Este não é um romance, apesar de o parecer...
A. Cury, apesar de cientista, tem o dom da poesia, da palavra. Ele dialoga connosco. Faz perguntas, convida-nos a pensar e repensar a nossa vida, tornando-nos assim, cumplices e protagonistas do livro.

Fiz um resumo do livro (exercicio que gosto de fazer). Espero que gostem.




"Sem sonhos as pedras do caminho tornam-se montanhas"


Augusto Cury nasceu no Brasil em 1958.
É psiquiatra, cientista e escritor de vários “best sellers”.
Como cientista notabilizou-se por ter escrito uma das mais inovadoras obras sobre a Inteligência humana – A Inteligência Multifocal na qual descreve o funcionamento da mente e o processo de construção do pensamento.

Neste livro aborda a capacidade de sonhar, revelando quão fundamental ela é para a realização dos nossos projectos de vida.

Explica-nos que é a enorme complexidade da mente humana que nos leva a transformar uma borboleta num dinossauro e “ensina-nos” como tratar as nossas feridas, como resolver os nossos monstros secretos.
Diz-nos que são os sonhos, a motivação e o desejo de sermos livres que nos ajudam a superar e a vencer esses monstros.

Para além da sua própria vida, analisa a trajectória de 3 grandes sonhadores:

- Jesus Cristo;
- Abraham Lincoln;
- Martin Luther King.

Comecemos pelo maior de todos eles:

Jesus Cristo foi, sem dúvida, o maior vendedor de sonhos que a humanidade conheceu. O Mestre conseguiu aquilo que ninguém jamais havia conseguido. Sem nenhum acto sobrenatural, Ele consegue com a sua voz vender algo invendável: Os sonhos.

Com a sua autoconfiança e ousadia, vendia o sonho de um reino justo, da liberdade – sem esta o ser humano deprime, asfixia.


Vendia o sonho da eternidade, ele tinha plena consciência das consequências filosóficas, psicológicas e biológicas da morte.

Vendia o sonho da felicidade. Pois para ser feliz, do ponto de vista da psicologia, não é ter uma vida perfeita, mas saber extrair sabedoria dos erros, alegria das dores e coragem nos fracassos.

Ele disse a todos que o ouviam que se tivessem sede emocional bebessem a sua felicidade, quem fosse ansioso bebesse da sua paz.

Cristo investiu a sua inteligência em pessoas complicadíssimas. Investiu nelas, enquadrando-as, cativando-as, ensinando-as a pensar e a plantar sementes .

Abraham Lincoln foi, segundo Augusto Cury, um sonhador que coleccionava derrotas. Vejamos porquê.

Ele era filho de lavradores, logo, não tinha privilégios sociais. Mas tinha uma característica dos vencedores: reclamava pouco, canalizando assim, a sua energia para criar oportunidades.

Perdeu a mãe com 9 anos. Viveu muito só. Mas como tinha uma enorme capacidade de viajar através dos livros, esta levava-o para lugares longínquos.
Era um grande sonhador: sonhou ganhar dinheiro, ter prestígio social e uma vida tranquila.
Mas falhou no negócio enfrentando assim o drama da derrota muito cedo.
No entanto, aprendeu a não ser controlado pelos fracassos – apesar de desanimado, não se deixa vencer.
Era um homem esperançoso – a esperança é o fôlego da vida, o nutriente essencial da emoção .
Então começou de novo…

Candidatou-se a um cargo público e foi derrotado… Mesmo assim não desiste e finalmente é eleito deputado.

Mas, no ano seguinte, morre a sua noiva, cuja morte lhe roubou a alegria e produziu janelas Killers na sua memória. Estas são zonas de conflito intenso cravadas no inconsciente que bloqueiam o prazer e a inteligência. Elas surgem no decurso de perdas dramáticas, frustrações intensas e angústias que não são superadas.
Sempre que perdemos o controlo das nossas reacções somos vitimas dessas janelas, agimos por instinto e não como homo sapiens.

Segundo A. Cury, "sábio é aquele que tem coragem de identificar as suas loucuras, procurando superá-las. Não esconde a sua irracionalidade, trata-a".

Abraham Lincoln teve uma crise depressiva. No entanto, estava consciente que: ou as perdas o destruíam ou o construíam.
Assim, ergueu-se de novo. Dedica-se novamente à politica. Candidata-se inúmeras vezes somando derrota após derrota.

Estas fizeram dele um ser humano de raríssimo valor. Encontrou grandeza na sua pequenez. Limpou o suor do rosto e continuou a correr atrás do seu projecto de vida.

Apesar de lhe chamarem o “Sr. Fracasso” decide candidatar-se à presidência.

Resultado: foi eleito o 16º Presidente dos E.U.A., tornando-se um dos mais importantes políticos da história:
- Emancipou os escravos do seu país e foi um poeta da democracia e dos direitos humanos.
Assim, podemos concluir que o destino não está programado. É uma questão de escolha.

Esta é a trajectória fantástica de um sonhador, que extraiu coragem dos seus fracassos, sabedoria e sensibilidade das suas perdas.

Martin Luther King doutorou-se em filosofia muito jovem. Era culto, arrojado e determinado.

Ele ia além da fina camada de cor da sua pele negra e não compreendia porque razão os brancos se diferenciavam dos negros. Podem as cores zombarem umas das outras e dizerem “eu sou superior”?

Nos seus discursos empunhava uma bandeira branca e invisível revelando que os fortes amam e integram, os fracos odeiam e discriminam.

Os movimentos que lidera começam a fazer eco social: o Supremo Tribunal dos E.U.A. aboliu, em Dezembro de 1956, a segregação nos autocarros.

Dirigiu uma marcha com 250.000 pessoas e proferiu um discurso em que falava do seu sonho de ver brancos e negros juntos. Dessa marcha resultaram a Lei dos Direitos Civis e a Lei dos Direitos de Voto.

A desesperada luta pelos direitos humanos torna-se um perfume que contagiava poetas, estimulava pensadores e conquistava outras nações.

Reconhecimento: Recebe o Prémio Nobel da Paz.
E, acrescento eu: hoje nos E.U.A. temos um negro como presidente e que diz: "YES. WE CAN"
Acho que Luther King iria gostar...!

Pensemos como estes 3 exemplos da História.

O mundo precisa de pessoas que leiam, desenvolvam a arte de pensar e sonhar com uma humanidade melhor.

Façamos como Fernando Pessoa (poeta português) : transformemos as vicissitudes das nossas vidas. “Coleccionemos todas as pedras que encontrarmos no caminho para construir um castelo com elas”.

Isa Magalhães


Frases de Augusto Cury

Sem comentários:

Enviar um comentário